Trabalhos Aprovados
Segue abaixo, conforme o "Edital de Chamada de Trabalhos", a divulgação dos resumos aceitos para comunicação oral na I Semana CAFTA de História. Os mesmos estão dispostos de acordo com os Grupos de Trabalho propostos.
- Todas as apresentações transcorrerão no dia 18 de setembro de 2012, de 14 as 16 horas no Bloco Didático da História, CH2, UFC - Campus Benfica.
- Devido a não submissão de resumos para o GT História e Historiografia o mesmo foi cancelado; Favor ficar atento a nova organização dos GT's.
Local: Bloco Didático da História, CH2, UFC - Campus do Benfica.
Horário: 14 as 16 horas
GT 1:
Cultura e Sociedade: Problemáticas do Medievo e da Idade Moderna
Coordenador:
José Lucas Cordeiro Fernandes (UFC/ Valknut).
1 - Os Quadrinhos de “Hägar, o Horrível” e
o ensino de História Medieval.
Elvio Franklin Menezes Teles Filho (UFC /
Valknut)
elviofranklin@hotmail.com
Carlos Marley Mateus Correia (UFC / Valknut)
carlos.marley@yahoo.com.br
carlos.marley@yahoo.com.br
Palavras-chave: QUADRINHO - ENSINO - VIKINGS
2 - Na barriga do Knorr: Uma análise do comércio escandinavo durante
a Era Viking.
Ricardo Wagner Menezes de Oliveira (UFC / Valknut)
rwmenezes@hotmail.com.br
Guilherme Nogueira de Queiróis Diógenes (UFC/ Valknut)
guidiogenes@gmail.com
Ricardo Wagner Menezes de Oliveira (UFC / Valknut)
rwmenezes@hotmail.com.br
Guilherme Nogueira de Queiróis Diógenes (UFC/ Valknut)
guidiogenes@gmail.com
Palavras-chave: COMÉRCIO – IDADE MÉDIA – VIKING
3 - Considerações acerca da problemática da felicidade nas obras Da brevidade da vida de Sêneca e O caminho da
felicidade de Al-Fãrãbi.
Keywilla da Silva Venceslau - UECE
keywillavenceslau@gmail.com
PALAVRAS-CHAVE: FELICIDADE; ÓCIO; PERFEIÇÃO.
4 - Donzelas de Guerra: As Valkyrjor no imaginário Viking
João Paulo Garcia Teixeira (UFC/Valknut)
Palavras-Chave: Valquírias – Guerreiras – Mitologia
5 - “O Amado de Deus”: A concepção do Diabo nos dogmas de
Bogomil (X-XI).
José Lucas Cordeiro Fernandes (UFC/ Valknut)
zelucasfernandes@hotmail.com
Palavras- Chave: Bogomilismo; Diabo; Medievo.
6 - O HÁMAVÁL E A INFLUÊNCIA DO PANTEÃO NÓRDICO NO COMPORTAMENTO
VIKING
Lucas Vieira ( UFC)
GT 2:Ensino
de História e História da Educação
Coordenador:
José Antonio Gabriel Neto (UFC).
1 - O ENSINO DE HISTÓRIA NA ERA DA INFORMAÇÃO INSTANTÂNEA E AS
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS EM SALA DE AULA, LOUSA DIGITAL ALIADA OU
INIMIGA?
Thiago Cavalcanti Sá Viana (UECE)
thiagocavalcanti787@hotmail.com
Palavras-chave: Ensino; História; Tecnologia.
2 - Édipo e o Ensino da História Grega
Jonatas
Jonas Silva dos Santos (UFC)
jonatasomaestro@hotmail.comCoordenador: Luiz Alves Araújo Neto.
Diego Bezerra Belfante (UFC)
diegobezerrabelfante@gmail.com
Palavras-Chave: Grécia Antiga; Cultura; Ensino de História
3 - O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA: LIMITES E
POSSIBILIDADES
Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira (UECE)
ivanilobezerra@yahoo.com.br
Palavras-chave: História; Ensino; Documento.
4 - A Diversidade de Materiais Didáticos no Ensino de História no
século XXI: Limites e Possibilidades
Sônia Maria Soares de Oliveira (UECE)
soniasoares_bb@hotmail.com
Palavras-chave: História – Ensino de História e Materiais
Didáticos
5 - Uso de tabuleiro no ensino de História
José Wilson de Sousa Freire Junior(UFC/Valknut)
GT 3 -
Códigos, emblemas e temporalidades.
1 - SER MODERNO: AS CONCEPÇÕES EM TORNO DO TERMO NA OBRA DE BRUNO
LATOUR, ALEXANDRE KOYRÉ E HANNAH ARENDT
Luiz Alves Araújo Neto (UFC)
luizalvesan@hotmail.com
PALAVRAS-CHAVE: Ciência; Moderno; Debate.
2 - ENTRE A LOUCURA E A LUCIDEZ: LIMA BARRETO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES
À ESCRITA DA HISTÓRIA DA LOUCURA.
Adeliana Alves Barros
adelianabarros@gmail.com
Palavras-chave:
ESCRITA DA HISTÓRIA; LOUCURA; LIMA BARRETO
3 - A LINGUAGEM CHÁRGICA JORNALISTA COMO PRÁTICA DISCURSIVA NA
CAMPANHA DAS “DIRETAS JÁ”.
Estevão Marcos Queiroz Viana (UFC)
estevao_marcos@hotmail.com
Palavras-Chave: diretas Já; discurso; charge jornalística.
4 - DO “COMO” AO “PORQUE”: OS ESTUDOS DA ARTE COMO ABORDAGEM
PARA HISTÓRIA.
Vera Rozane Araújo Aguiar Filha (UFC)
verinha.araujo25@yahoo.com.br
PALAVRAS-CHAVE: História; Arte; Historiografia.
5 - Nos tempos da Blogosfera: desafios da pesquisa na era das redes
sociais
Marcelle Jacinto da Silva (UFC)
marcelle.silva.cs@gmail.com
Lyanne Matias Teixeira (UFC)
lyanneteixeira@hotmail.com
Palavras-Chave: redes sociais digitais, desafios da pesquisa,
ciberespaço.
6 - A Guarda Nacional na província do Ceará (1831 – 1850)
José Airton Ferreira da Costa Júnior (UFC)
GOLTURBOGTI_01@hotmail.com
Palavras-Chave: Guarda Nacional; Estado; Brasil Oitocentista
GT 4 -
História, Memória e Oralidade.
Coordenadoras:
Carolina Maria Abreu Maciel (UFC) e
Karoline
Queiroz (UFC).
1 - O Registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do
Brasil:As continuidade e descontinuidades no cenário cearense a partir
da memória dos Mestres
José Olímpio Ferreira Neto (UNIFOR)
jolimpioneto@hotmail.com
Palavras-chave: Capoeira. Cultura. Memória.
2 - CANGAÇO E IDENTIDADE NORDESTINA: COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE
NASCIMENTO DO LAMPIÃO NO CEARÁ EM 1997
Vagner Silva Ramos Filho (UFC)
vagner_ramosf@hotmail.com
Palavras-chave: Centenário, Lampião e Ceará.
3 - A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO EM NIETZSCHE – UMA OPOSIÇÃO À
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA MODERNA
Raylane Marques Sousa (UFC)
marques.raylane@gmail.com
Palavras-chave: Nietzsche; Consciência Histórica;
Memória-esquecimento.
4 - HISTÓRIA
E MEMÓRIA – A “CONSTRUÇÃO” DA COMUNIDADE DE BALBINO-CE EM
NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA
Camila Mota Farias (UECE)
camilamotafarias@gmail.com
Palavras-chave: Comunidade. Identidade. Memória.
5 - AMADORISMO E PROFISSIONALISMO EM CAMPO:
CULTURA, JOGO E TRABALHO NO FUTEBOL EM FORTALEZA NA DÉCADA DE 30
Caio Lucas Morais Pinheiro (UECE)
caiolucasmorais@gmail.com
Palavras-chave: Jogo; Profissionalismo; Trabalho.
6 - As almas da barragem: disputas da memória e a Caminhada da Seca (Senador Pompeu-CE, 1982-2012)
Karoline Queiroz (UFC)
GT 5 -
Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais
Coordenador:
Carlos Henrique Brasil Costa (UFC).
1 - AS PERCEPÇÕES DO OLHAR: O PODER DAS IMAGENS NA EXPERIÊNCIA
HISTÓRICA DO MST
Micharlles Lopes Paz
PALAVRAS-CHAVE: MST- IMAGENS
2 - A cidade que é construída com sangue e suor.
As experiências sociais dos trabalhadores da construção civil
com o acidente e a morte no trabalho em Fortaleza (1990-1991)
Carlos Henrique Brasil Costa
Universidade Federal do Ceará
Programa de Educação Tutorial
carloshenriquebrasilcosta@gmail.com
carloshenriquebrasilcosta@gmail.com
- Os resumos dos trabalhos aprovados serão posteriormente publicados na página "Resumos" deste blog: http://semanacaftadehistoriaufc.blogspot.com.br/p/resumos.html.
Fortaleza, 12 de setembro de 2012.
***
I Semana CAFTA de História
Universidade Federal do Ceará
1.
Apresentação:
A
comissão organizadora da I Semana CAFTA de História- UFC, que ocorrerá na
cidade de Fortaleza entre os dias 17 e 21 de setembro, vem por meio deste
Edital iniciar a chamada para a
apresentação oral de trabalho científico no respectivo evento.
A
Semana é uma proposta do Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar (CAFTA), com o
intuito de propiciar aos discentes a experiência de organização de um evento de
nível superior dentro dos meandros acadêmicos. A Semana oferece oportunidade
para indivíduos do nível superior dos mais diversos cursos que se insiram nas
temáticas do evento e dos seus respectivos grupos de trabalho (GT);
Poderão
submeter trabalhos estudantes de graduação, graduados e membros de programas de
pós- graduação, além de membros da sociedade que tenham experiência que desejam
partilhar, contanto que os mesmo se encaixem nas temáticas e nos GT’s do
evento.
2.
Informações
Gerais:
2.1-Os trabalhos serão analisados
quanto à adequação à proposta do evento e ao cumprimento das normas de
apresentação definidas por esse documento;
2.2-A não observância dos critérios
estabelecidos impedirá a aceitação do trabalho;
2.3-Cada participante poderá enviar no
máximo 01 (hum) trabalho, seja ele em co-autoria ou não. Cada trabalho poderá
ter até 1 (hum) co-autor;
2.4-Será emitido apenas 01 (hum)
certificado por trabalho aprovado e apresentado, no nome do autor principal e
do co-autor (caso haja) mais o título do trabalho;
2.5-O trabalho será avaliado nos
seguintes aspectos: a) Relevância do tema; b) Adequação às temáticas ao evento;
c) Originalidade; d) Inserção adequada ao grupo de trabalho para onde o
trabalho for submetido;
2.6-Não serão aceitos trabalhos de
autores diferentes que sejam versões modificadas do mesmo;
2.7-Todos os trabalhos inscritos, aceitos
e devidamente apresentados serão publicados nos anais eletrônicos do evento;
2.8-Haverá um total de 6 (seis)
Grupos de Trabalhos ( GT’S);
2.9-A comissão científica de análise
dos trabalhos terá o direito de realocar o trabalho para outro GT’s, caso seja
visto que o mesmo não se encaixa no GT para qual o trabalho foi enviado, se
aprovado;
2.10-Os conteúdos dos trabalhos
enviados para a submissão e publicação serão de inteira responsabilidade do(s)
autor (es);
2.11-Orientações e dúvidas sobre este
edital entre em contato através do e-mail da comissão científica do evento: semanacaftadehistoria@hotmail.com;
2.12-Os casos omissos serão decididos pela Comissão Científica.
3.
Calendário
Inscrições
de resumos: 01/08
à 10/09
Divulgação
dos trabalhos aceitos: até 12/09
Envio da Carta de Aceite: até 14/09
4. Das Inscrições
Parágrafo único: Todas as inscrições serão
gratuitas, no intuito de fomentar um espaço de saber livre e com grande
possibilidade de acesso aos possíveis participantes do evento.
5. Grupos Temáticos
5.1-A I Semana CAFTA de História vem
fundamentalmente, com intuito de abordar vários horizontes de pesquisa para o
historiador, permitindo vários tipos de comunicações. Desejamos abrir este
espaço para debater e apreciar as pesquisas que serão apresentadas pelas
comunicações;
5.2-Todo trabalho enviado deve ser
enviado a apenas 1 (hum) simpósio temático, que poderá ser realocado de acordo
com a norma 2.9 deste edital;
5.3-
Os Grupos de
Trabalhos serão os seguintes:
GT 1 - História e Historiografia
A história da
historiografia há algum tempo vem se consolidando como um eixo de campo de
investigação bastante profícuo e representativo no Brasil. Se no século XIX a
questão sobre como se deveria escrever. Já história do Brasil despontava como
importante preocupação para os letrados, sobretudo aqueles ligados ao Instituto
Histórico e Geográfico Brasileiro, já no século XX tal eixo se constituiu como
uma agenda de investigação abrangente e multifacetada. O intuito deste Grupo de
trabalho é possibilitar aos estudiosos, historiadores ou não, um espaço de
interlocução e discussão sobre temas pertinentes à história da historiografia
de uma forma geral, oferecendo a oportunidade para que sejam apresentadas
pesquisas originais sobre diferentes modalidades do tema, bem como para que a
própria existência e legitimidade deste campo ou domínio de investigação possam
ser problematizadas.
GT
2 – Cultura e Sociedade: Problemáticas do Medievo e da Idade Moderna
Coordenador:
José Lucas Cordeiro Fernandes (UFC/ Valknut).
O
presente grupo de trabalho intenta discutir e compreender a sociedade e a
cultura medieval e moderna em quanto objeto de estudo historiográfico. Buscando
as relações proximais entre esses períodos históricos, seus traços imagéticos,
culturais, urbanos e sociais, assim como elementos particulares de cada
período. Neste aspecto surge um enorme léxico epistemológico de problemáticas
que permitem uma compreensão da cultura, sociedade e os elementos do sujeito do
medievo e “renascentista”. O estudo de História Medieval e Moderna trabalha com
uma enorme gama de fontes, concretizando um desafio, que permite construções inovadoras,
criativas e fascinantes. Com o olhar voltado sobre essa temática, podemos
observar: relações de gênero, aspectos educacionais, uma história do medo,
religião, consumo material, corpo, descobertas e práticas no “novo mundo”,
poder e outros. Buscando compreender e historicizar, mitos, emblemas e as
práticas culturais nesses períodos e seus reflexos nas sociedades posteriores.
GT 3 - Ensino de História e
História da Educação
Coordenador: José Antonio Gabriel
Neto (UFC).
O
presente GT visa possibilitar discussões através de um debate crítico, baseado
na ideia de que o professor, em sua formação, deve ser um sujeito que, ao mesmo
tempo, ensina e pesquisa. Assim, visamos socializar experiências sobre
metodologia do ensino de história, formação de professores, práticas em sala de
aula, pesquisas relacionadas à história da educação, usos do livro didático,
história da África em sala de aula e temas afins à área do GT. A base de nossas
interlocuções deve ser pautada pelo pensamento social e político que permeia o
nosso fazer profissional e práticas quotidianas. Portanto, o grupo se insere
como importante espaço de discussão sobre as problemáticas vividas por
historiadores na sala de aula e nos demais espaços adequados para sua atuação.
GT 4 - Códigos, emblemas e temporalidades.
Coordenador: Luiz Alves Araújo Neto.
Coordenador: Luiz Alves Araújo Neto.
O
simpósio temático tem como objetivo tornar conhecidas as diversas pesquisas que
instigam a refletir sobre as relações entre o ofício do historiador e as mais
diversas fontes, sejam elas: orais, escritas, imagéticas, artísticas, entre
outras. O presente GT se insere como campo de trabalho para debate dos seguintes
temas: Corpo, gênero, saúde e doença, relações de poder e as mais diversas
temáticas propiciadas pelo diálogo com as fontes históricas. O presente grupo
intenta discutir os desafios do historiador com o seu objeto de trabalho, sua
fonte de pesquisa e deseja fazê-lo através da análise das mais diversas
temporalidades e temáticas, visto que cada período ou visão histórica traz uma
nova conjuntura que forma um novo e instigante desafio para o historiador,
tornando a História dinâmica e totalmente mutável. Neste aspecto que desejamos
nos debruçar, vendo a possibilidade de dinâmica propiciada pela fonte através
dos mais variados trabalhos.
GT 5 - História, Memória e
Oralidade.
Coordenadoras: Carolina Maria Abreu
Maciel (UFC) e
Karoline Queiroz (UFC).
“A memória social faz parte das grandes
problemáticas apresentadas por todas as sociedades, sejam elas desenvolvidas ou
em estado de desenvolvimento, dos dominados e dos dominantes, todos lutando
pela vida ou pelo poder, pela sobrevivência ou pela notoriedade." Ao
escolher trabalhar com a Memória, o historiador caminhará por um longo caminho,
caminho esse cheio de obstáculos que deverão ser superados seguindo os
princípios da crítica e ética. O objetivo desse simpósio é fomentar as
discussões acerca do trato com as fontes orais, percebendo a mesma como uma
forma específica de discurso, assim como um reflexo do imaginário e dos mais
diversos usos que as Memórias proporcionam ao pesquisador, sabendo que o
silêncio e o esquecimento nos falam tanto quanto os relatos em si.
GT 6 - Mundos do Trabalho e
Movimentos Sociais
Coordenador: Carlos Henrique Brasil
Costa (UFC).
Este GT tem por objetivo fomentar discussões acerca de temas
relacionados aos mundos do trabalho e os movimentos sociais, acolhendo estudos
aproximados a estes “campos de pesquisa”. Propõe-se o debate em torno de
temáticas e questões relevantes para o estudo da experiência social dos
trabalhadores e dos movimentos sociais em suas múltiplas dimensões e
temporalidades, assim como observar suas categorias e as relações humanas
dentro do âmbito da luta de classes, compreendendo a importância de tal estudo
para a fomentação do cidadão e do historiador.
6. Regras para a apresentação nos Grupos de
Trabalhos
Os envios de resumos
devem obedecer às seguintes normas:
6.1-Word for Windows, formato DOC;
6.2-
Times New Roman, tamanho 12, com espaço de 1,5 entre linhas, com margem
superior, inferior, esquerda e direita de 2,5, alinhamento justificado e
parágrafo único;
6.3- Os resumos
deverão ter no mínimo 1000 (mil) caracteres e no máximo 2000 caracteres (dois
mil), estes caracteres incluem os espaços;
6.4- O título do trabalho
deve estar centralizado em negrito em formato Times New
Roman, tamanho 12. O nome do autor deve ser alinhado à direita, também no
formato Times New Roman, tamanho 12, seguido pelo nome da sua instituição entre
parênteses, de preferência utilize as siglas, caso existam. Embaixo do nome
coloque o seu e-mail, caso o possua, o mesmo deve seguir a fonte, alinhamento e
tamanho do nome do autor. Inicie o texto duas linhas após a identificação do
GT. Exemplo:
O
Ensino de História e suas possibilidades.
Francisco da
Silva Chagas (UFC)
GT
3 - Ensino de História e História da Educação
O ensino de História permeia por diversas
possibilidades e desafios que estão inseridos no ofício do historiador enquanto
professor [...]
Palavras- Chave: História; Ensino; Pesquisa.
6.5- Os resumos
deveram conter 3 (três) palavras-chave como demonstrado no exemplo acima;
6.6-
Abaixo do nome ou e-mail deve ser informado o GT para onde o trabalho está
sendo direcionado, seguindo o alinhamento e formatação do nome e do e-mail. O
exemplo acima mostra como deve fazer para identificar o GT no corpo do resumo.
7.
Do Envio dos Trabalhos
7.1- Os trabalhos
enviados serão apenas para uma modalidade, a de apresentação oral, já que a
mesma é única disposta no evento;
7.2-
Os trabalhos deveram ser enviados para o e-mail da comissão científica (semanacaftadehistoria@hotmail.com), até as datas
apresentadas na norma 3 (três) deste
edital;
7.3-
A comissão enviará um e-mail confirmando o recebimento do trabalho e se o
mesmo se adéqua as normas aqui especificadas em no máximo 3 (três) dias após o
recebimento. Este e-mail será enviado para o endereço eletrônico que enviar, a
não ser que o candidato especifique o contrário enviado no corpo do texto do
e-mail o endereço desejado para a resposta;
7.4- Caso o autor não receba
o e-mail deverá entrar em contato com o endereço da comissão científica (semanacaftadehistoria@hotmail.com), onde tentaremos identificar e solucionar o problema o
mais rápido possível;
7.5-
As confirmações da aceitação do trabalho serão enviadas por e-mail, assim
como publicadas no site do evento. As confirmações serão recebidas à medida da
aprovação dos coordenadores dos GT’s até no máximo a data apresentada na norma 3 (três) deste edital, estas normas
também valem para as cartas de aceite;
7.6-
No caso da existência de co- autor, será de total responsabilidade de o
autor principal divulgar para o co-autor as informações passadas para ele.
8.
Das Apresentações
8.1-
Os (as) autores (as) serão comunicados, via e-mail, assim como através do site
do evento, o local e o horário das suas apresentações;
8.2-
As apresentações só poderão ocorrer no dia designado para o mesmo, não
sendo permitidas mudanças sem a licença da Comissão Científica de Organização;
8.3-
As apresentações serão no máximo de 15 (quinze) minutos, seguido por
perguntas ao final de todas as apresentações da sala onde o trabalho estará
alocado;
8.4-
O autor deverá comunicar no ato do envio do resumo se necessitará do uso de
Datashow. A comissão tentará
providenciar o aparelho, caso seja impossível disponibilizar o respectivo
aparelho, o autor será informado previamente para que possa organizar sua apresentação
sem o auxílio do aparelho de slides.
Não haverá em nenhuma sala qualquer aparelho deste gênero caso não seja
informado da forma supracitada;
8.5- Cada
GT terá a presença de seus coordenadores e monitores para resolução de
possíveis problemas que possam aparecer.
Comissão
Científica de Organização da I Semana CAFTA de História
Fortaleza,
1 de Agosto de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário